Independente de qual seja o seu nível na modalidade, trazemos uma sugestão e dica valiosa: seja como o Felipe, carinhosamente chamado de Lipe por seus pais e agora por nós.

Esse nosso aluno tem características táticas, comportamentais e psicológicas presentes em grandes profissionais. Parece exagero falar de um garoto assim de 9 anos, certo? Errado.

Mas então, o que ele tem de tão especial?

Concentração, foco, calma e postura ofensiva.

Concentração – fatores externos quase não o influenciam.

Foco – pode estar perdendo um set e independente do placar joga o próximo ponto normalmente, como se fosse o primeiro. Sua postura não muda, não cede pelo momento e segue acreditando na vitória.

Calma – não se abala por pontos perdidos ou pela possibilidade de perder um jogo. Ou seja, não fica remoendo o passado ou ansioso pelo futuro. É uma pessoa que está constantemente no presente, agindo e pensando no que pode fazer para conquistar aquele ponto.

Postura ofensiva – ataca, busca constantemente o jogo e executa o que é visto nas aulas. Toma a iniciativa  e chama a responsabilidade para si. É extremamente corajoso, o que está intimamente ligado à postura ofensiva. E dentre os quatro pontos citados, acreditamos que esse seja um dos mais importantes, pois tênis de mesa é, em sua essência, ataque. Em níveis equilibrados entre dois jogadores,

Lipe e Renato, Presidente da Federação Mineira.

geralmente define uma partida aquele com uma postura mais ofensiva, aquele que busca atacar primeiro.

Dadas as características, agora temos a obrigação de exaltar uma de suas grandes façanhas. Façanha esta conquistada pela combinação dessas quatro características.

Lipe foi campeão do primeiro torneio do Jaraguá Country Club, levando a medalha de ouro na categoria menores. Detalhe importante é que perdia para o outro finalista de 2 sets a 0 numa final de melhor de 5. Teve a concentração, foco, calma e postura ofensiva para reverter o placar e fazer um set final emocionante de 13×11 pontos.

E é válido dizer que esse não é um post falando apenas sobre um garoto que fez algo bem feito. Apesar de já serem características natas dele, tudo o que foi dito é trabalhado em nossas aulas em Belo Horizonte devido ao alto grau de importância para o desenvolvimento esportivo. Então, agarre essa dica, mude sua postura e “seja como o Lipe“! Temos certeza que fará o seu tênis de mesa crescer.

Parabéns mais uma vez, Lipe!! Muita diversão e sucesso!!

Segue o vídeo da final. E repare ele chamando a atenção da plateia no início da partida para conseguir se manter concentrado.

 

Gostou desta publicação? Quer deixar sua opinião sobre o assunto? Escreva no campo de comentários abaixo que teremos o prazer em responder.

 

Abraço,

Mário Leão e Equipe


Comentários