Estamos de volta. Bem-vindos à 17ª Edição do Garra.

Viva a evolução

Existiu em Belo Horizonte, no início da década de 90, um torneio de tênis de mesa que era um sucesso. Os participantes, do iniciante ao avançado, eram divididos em diferentes níveis. Os dois primeiros colocados subiam de nível, os dois últimos desciam.

Devido a essa dinâmica, os torneios tinham uma energia incomparável. A maioria dos participantes ficava louco para subir de nível e quando isso não acontecia, em geral havia uma motivação para aprimorar o jogo e conseguir subir.

Mas existia o outro lado da moeda: como lidar com a derrota ao descer de nível? Aí é que está. Nem tudo eram flores. Havia a decepção também, obviamente, e com ela uma série de aprendizados.

Por isto esse formato de torneio foi tão bom: ele trabalha a dualidade da vitória e da derrota de maneira muito clara e direta.

Mas por que após tantos anos ninguém trouxe esse modelo de volta? Um dos motivos: evitar desagradar, deixando os participantes com uma boa sensação geral do torneio. Mas como sabemos, o nosso dia a dia não é assim. Temos altos e baixos e devemos saber lidar com eles.

Esse modelo de torneio de tênis de mesa faz tanto sentido para a nossa filosofia de trabalho que o trouxemos de volta, reformulado, em 17 de outubro de 2021. Nossa academia está aí para que você seja uma pessoa melhor e nada mais justo do que criar o cenário propício para isso no nosso torneio.

A competição te faz muito melhor. Ela ensina a lidar com o emocional durante, nas vitórias e nas derrotas. Ensina a raciocinar melhor, a traçar objetivos e a adquirir maneiras de alcançá-los. Entrega autoconhecimento, autoconfiança e autoestima. Deixa você mais perseverante.

O Garra acontece todo primeiro e segundo domingos do mês na Academia Mário Leão, localizada em Belo Horizonte. Para participar, entre em contato no WhatsApp 31 97115 6077.


Orientações

A fim de melhorar a experiência de vocês no Garra, formalizamos algumas orientações, antigas e novas. 


Vestuário

O Garra é porta de entrada para novos praticantes do tênis de mesa e, por isso mesmo, é normal que a maioria não saiba de algumas regras. Uma muito importante diz respeito ao vestuário.

O que você deve saber e colocar em prática sobre o assunto?

1 – Não é permitida a utilização de camisetas regatas e de qualquer camiseta na cor branca;

2 – Não é permitido jogar descalço, de chinelo ou de sapato, somente tênis;

3 – É recomendado levar toalha para enxugar mãos e rosto durante as partidas. A regra permite usar a toalha a cada seis pontos (exemplos: 3×3, 4×2, 5×1, 6×0, 8×4, 9×9, 5×7, 10×2, etc.) e no intervalo de um minuto entre os sets.

Use também a toalha para secar o seu suor que porventura cair na mesa e para secar a bola molhada que entrou em contato com a sua camiseta ou com o seu braço molhado de suor. Isso é uma prática altamente comum no tênis de mesa. Uma bola molhada de suor ficará na rede ao entrar em contato com a raquete. Portanto, o cuidado com o bom andamento do seu jogo depende dessa sua conduta e da do seu adversário.

Caso o adversário não perceba ou esqueça que a bola molhou, avise-o antes que ele saque e peça-o para enxugar;


Regra do saque

Iniciantes e amadores tendem a não dar importância às regras do saque. O saque correto é indispensável e passou a ser cobrada com mais rigor nas últimas edições do Garra. O saque correto é tão indispensável que é atribuição do árbitro orientar e até mesmo punir o jogador que estiver sacando de forma irregular. Pedimos muito a atenção de todos vocês nesse sentido e, para ficar ainda mais claro, vamos deixar registrada aqui as regras para vocês.

1 – A bola deve estar na palma das mãos e não nos dedos;

2 – A palma da mão deve estar aberta e os dedos juntos formando uma concha;

3 – A mão não pode estar sobre a mesa. O correto é logo na entra da mesa, após a linha de fundo (linha branca);

4 – A mão deve estar o tempo todo visível para o adversário (não deixar a mão embaixo da mesa). Portanto, ao lançar a bola o seu braço deve se movimentar somente para cima ao invés de para baixo e depois para cima;

5 – Em nenhuma situação é permitido movimentar a bola para baixo primeiro;

6 – A bola deve subir ao menos 15 cm (pense em algo um pouco mais alto que a rede), considerando a distância da sua mão em relação à bola. Quero dizer que não adianta o braço subir 15 cm ou mais se a bola de fato não subir ao menos 15 cm. 

Você pode informar o árbitro que o saque do seu adversário está irregular, caso o árbitro ainda não tenha percebido. Mas atenção, a palavra final é do árbitro para definir se o saque está ou não irregular.

Caso você tenha qualquer dúvida quanto ao saque ou quanto a qualquer outra questão, pergunte ao juiz. Ele estará disponível para te ajudar.


Condutas: comemorações

Pedimos a atenção especial dos participantes quanto à moderação na intensidade da comemoração dos pontos. Ao comemorar muito alto vocês podem atrapalhar um ponto que está em andamento na mesa do lado. E pensem comigo, se todo mundo começar a comemorar muito alto, ficará inviável o bom andamento do torneio.

Uma forma de ver a importância do assunto é se colocar no lugar do outro. Imagine você em um set decisivo e o colega ao lado solta aquele grito, tirando sua concentração em momentos importantes do jogo e comprometendo a sua partida. Então a dica aqui é: comemorem, pensem no outro, pensem na harmonia, na melhor experiência e na satisfação de todos durante o evento.


Condutas: plateia

Como a distância entre a plateia e as mesas é próxima, evitem conversar alto enquanto estiverem assistindo e esperando a sua próxima partida. Mais uma vez é importante se colocar no lugar de quem está jogando, contribuindo para que todos tenham uma ótima experiência no Garra.


Condutas: fairplay, saque e regra de punição por parte da arbitragem

1 – Palavrões, atitudes antiesportivas, bater a mão na mesa, bater a raquete em qualquer lugar, xingamentos ou reclamações em voz alta e qualquer atitude que desestabilize o jogo e que prejudique o clima do torneio: já na primeira advertência por parte do árbitro ele deverá dizer: “Fulano, na próxima conduta o seu adversário receberá um ponto a mais”. 

2 – Em caso de saque irregular, primeiro o árbitro fará uma advertência. Na segundo saque irregular, outra advertência. No terceiro o árbitro deverá dizer: “Fulano, o seu saque continua irregular. No próximo o seu adversário receberá um ponto a mais”.


Sobre a classificação dos participantes em suas respectivas divisões

Passo 1: Distribuição dos participantes da edição anterior em suas atuais divisões

Passo 2: Distribuição dos demais participantes, observando-se o nível técnico

Passo 3: Havendo 4 participantes ou menos em uma divisão, esses participantes ou demais divisões poderão ser realocadas.


Sobre as disputas

Cada divisão será composta por dois grupos, classificando-se para as semifinais os dois primeiros colocados de cada grupo. Havendo menos de 8 participantes, as disputas acontecerão no formato todos contra todos, classificando para as semifinais os 4 primeiros colocados. Nesse caso, o 1º colocado joga contra o 4º e o 2º contra o 3º.

Os dois primeiros colocados do torneio sobem de divisão, os dois últimos descem.


Dia 05/02

Terceira divisão: das 08h às 11:30h 

Divisão especial: havendo um número considerável de crianças participantes, criaremos uma divisão especial para elas, com horário de jogos a ser definido.

Dia 12/02

Segunda divisão: das 08h às 11:30h 

Primeira divisão: das 13h às 16:30h 


Os horários de término são horários aproximados, podendo variar para mais ou para menos.


Sobre acompanhantes

Como nosso espaço para plateia é limitado e com a finalidade de mantermos um local mais confortável e agradável durante as disputas, sigam as orientações abaixo:

1 – Os atletas participantes tem prioridade nas cadeiras;

2 – Adulto participante e adolescente, caso queira levar algum parente ou pessoa próxima para assistir, limite-se a no máximo duas pessoas;

3 – Fica liberado o acompanhamento dos menores da 3ª divisão ou da divisão especial, caso seja criada, a pais, parente próximo e amigo próximo;

4 – Em hipótese alguma atletas participantes ficarão em pé;

5 – A área de jogo não é considerada local para plateia. Portanto pedimos que evitem ficar em pé ou sentados na área de jogo. Local para plateia é onde estiverem as cadeiras.


Em caso de dúvidas, entre em contato com Mário ou Marina pelo WhatsApp: (31) 98278 8066 ou (31) 97115 6077.

Desejamos a todos um ótimo torneio!


Jogos às 13h, bate-bola às 12:30h

Álvaro Moreira

Leandro Brant

Leonardo Vasconcelos

Marcelo Dias

Thiago Monteiro

Naor Uematu

Leonardo Eugênio

Cesar Moreira

Lucas Piva

Ricardo Rocha

André Araújo

Maurício Carvalho


Grupo 1

Naor Uematu

Leandro Brant

Lucas Piva

Ricardo Rocha

Cesar Moreira

Marcelo Dias

Grupo 2

Leonardo Eugênio

Leonardo Vasconcelos

Thiago Monteiro

Maurício Carvalho

André Araújo

Álvaro Moreira


1º Naor Uematu

2º Leonardo Eugênio

3º Leandro Brant

4º Thiago Monteiro

5ºÁlvaro Moreira

6ºLucas Piva

7ºMarcelo Dias

8ºMaurício Carvalho

9º Leonardo Vasconcelos

10º André Araújo

11º Cesar Moreira

12º Ricardo Rocha


Jogos às 08:00h, bate-bola 07:30h

Todos contra todos

Leonardo Vasconcelos

Nathália Dias

Jepherson Silva

André Bittencourt

Diego Gomes

Ricardo Frattezi


1º André Bittencourt

2º Leonardo Vasconcelos

3º Ricardo Frattezi

4º Diego Gomes

5º Nathália Dias

6º Jepherson Silva

Dia 05/02 – bate bola 07:30h – jogos 08:00h

William Rosa

Dayana Pereira

Mário Leão

Jean Cristian

Alice Rosa

Heitor Pereira

Daniel Castelo Branco

Emmanuel Marchal

Efraim Flam


Grupo 1

William Rosa

Mário Leão

Dayana Pereira

Jean Cristian

Daniel Castelo Branco

Grupo 2

Efraim Flam

Alice Rosa

Heitor Pereira

Emmanuel Marchal


1º Efraim Flam

2º William Rosa

3º Daniel Castelo Branco

4º Heitor Pereira

5º Jean Cristian

6º Emmanuel Marchal

7º Dayana Pereira

8º Alice Rosa

9º Mário Leão


Comentários